terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Relações sintagmáticas e relações associativas (ou paradigmáticas).

Deste duplo ponto de vista, uma unidade lingüística é comparável a uma parte determinada de um edifício, uma coluna, por exemplo; a coluna se acha, de um lado, numa certa relação com a arquitrave que a sustém; essa disposição de duas unidades igualmente presentes no espaço faz pensar na relação sintagmática; de outro lado, se a coluna é de ordem dórica, ela evoca a comparação mental com outras ordens (jônica, corintia, etc.), que são elementos não presentes no espaço: a relação é associativa.(CLG, p. 143).


Ao comparar as duas naturezas de relações das unidades lingüísticas com uma coluna que sustém uma arquitrave de uma determinada parte de um edifício Saussure nos deu elementos analógicos para facilitar a compreensão de como estas relações ocorrem num dado momento de fala.

Ao referir coluna e arquitrave ele nos faz pensar em dois eixos; um vertical e outro horizontal, onde o primeiro eixo representa as relações associativas, ou paradigmáticas, e o segundo, as relações sintagmáticas.

Quando afirma que essa disposição de duas unidades igualmente presentes no espaço faz pensar na relação sintagmática, ele expõe a natureza das relações no eixo sintagmático, uma vez que nos faz pensar que, para que ocorram tais relações, se faz necessária a intervenção de um eixo sobre o outro; o eixo sintagmático acontece, se realiza, em função linear do tempo e com base no eixo paradigmático que o sustém.

Por último, com a afirmativa de que se a coluna é de ordem dórica, ela evoca a comparação mental com outras ordens (jônica, corintia, etc), o mestre revela o caráter associativo das relações paradigmáticas.

Saussure imaginou que esses dois eixos, coluna e arquitrave, funcionariam na mente do falante. A coluna – eixo paradigmático - corresponderia ao arquivo ou acervo lingüístico que cada falante trás de sua língua e que se relacionam, por associação, na memória. A arquitrave corresponderia às regras de uso da língua, que nos faz buscar um elemento no eixo associativo e lançá-lo ao eixo dos sintagmas de forma opositiva. Logo, se percebe que, ao escolher, por exemplo, entre todos os verbos apenas um que melhor se encaixe com a proposta semântica da mensagem, descarta-se, automaticamente, a utilização de todos os outros verbos com potencialidade para ser aplicado na situação de fala. A essa exclusão Saussure chamou: in absentia. Porém, ao se lançar este mesmo verbo na arquitrave – eixo sintagmático; das relações opositivas – faz-se necessária a observação de sua relação com os demais elementos da oração; é na presença dos demais elementos que se consolidará a escolha e se dará a aplicação do mesmo. A essa verificação com compromisso semântico o mestre chamou: in presentia.

No eixo associativo as unidades lingüísticas são organizadas mnemonicamente a partir de um ou mais elementos comuns. Essas associações se verificam no nível de signo, significado e significante.

No eixo sintagmático as unidades lingüísticas se relacionam de forma opositiva após terem sido escolhidas do eixo das associações e mantêm, umas com as outras, um compromisso global com a semântica textual.

22 comentários:

=Deyse disse...

Olá!
Sou estudante de Publicidade, e estou estudando uma matéria chamada Semiótica. Tenho uma prova hoje, e o blog me ajudou muito a esclarecer alguns pontos sobre Sincronia e Diacronia.
Parabéns por simplificar um assunto tão complexo, e vou voltar aqui mais vezes até o final do semestre. Até mais

Wireless disse...

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marcella2712 disse...

Oi, sou estudante de letras, e a sua explicação nessse post me ajudou mto a entender as relações associativas e sintagmáticas. Mto obrigada! Blog mt bom! beijoos

Chris Cunha disse...

Olá, Marcela!
Obrigada pelo incentivo! Volte sempre a este nosso espaço...

Yubari disse...

Adorei o blog, estou na materia de "semiotica" na faculdade, mas ainda estou achando o assunto confuso. Teria como dar mais exemplos?
MUITO OBRIGADA!!
Continue pq o blog esta incrivel! A forma q voce esta explicando o assunto é muito mais simples e compreensivel. :D

Chris Cunha disse...

Yubari,

Obrigada pelo comentário! Estarei vendo isso sim. Até breve e volte sempre ao nosso espaço!

Sara. disse...

Oi,
sou estudante de Biblioteconomia e precisava entender Relações associativas e sintagmáticas para um trabalho (da disciplina Linguistica e Documentação)a ser apresentado semana que vem. Este blog me ajudou bastante. Isso prova de que é possível fazer conhecimento de forma "informal".

Obrigada.

Chris Cunha disse...

Deyse!

Que bom que este espaço lhe pode ser útil! Volte sempre e divulgue-o, se puder! Um forte abraço!

Anônimo disse...

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Danielle Medici disse...

Somos um grupo de Professores de Língua Portuguesa e temos um grupo de estudo sobre a proposta curricular CBC de Minas Gerais. Durante um encontro de estudo surgiu uma questão que ficamos em dúvida, gostaríamos de alguma "luz":

Sobre a autoria do texto publicitário. Quem seria responsável pelo texto publicitário? A empresa que assina o texto ou a agência de propaganda que criou o texto? Qual o papel desse profissional de propaganda no contexto de produção do texto? Quem é o enunciador??

Aguardamos informações...

daniellemedici@bol.com.br

www.cbclinguaportuguesa.blogspot.com

Letícia disse...

Olá amigos, deixo aqui a minha dica:
A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal (http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/) que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.
Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, o encontro aceitará tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

Anônimo disse...

La ringrazio per intiresnuyu iformatsiyu

Anônimo disse...

Análise interessante neste blog, visões deste modo destacam ao indivíduo que ler nesta página :/
Entrega muito mais deste sítio, a todos os teus seguidores.

Anônimo disse...

Texto altamente nesta página, post assim demonstram valor aos que observar neste espaço .....
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Anônimo disse...

Então fascinante este blog parece muito estruturado.........bom trabalho :)
Muito Bonito Continua deste modo !

Anônimo disse...

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Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

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Oi estou fazzendo um trabalho e preciso dizer qual e o papel das entidades abstratas em gramatica pelas minhas pesquisas e pelo que compreendi essas entidades seria essas associacoes sintsgmsticas e associativa?

Edimilson Alves disse...

oi estou fazendo um trabalho sobre Entidades abstratas da gramatica. Pelo que eu entendi essas entidades sao:relacoes sintagmaticas e associativas?
desde ja muito obrigado.

Black Smith disse...

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